segunda-feira, julho 09, 2007

Nós, Descartes e as coisas simples.

Como eu já disse uma outra vez em um momento de menor destreza e calma de pensamento e escrita, as coisas mais simples são as que nos tomam mais tempo. Ficamos horas simplesmente as admirando e dissecando, revirando - ainda que apenas em pensamento.
Nós somos míopes para o fato de que elas não se reduzem! Não é possível desmontá-las em pedaçoes para compreendermos suas partes fingindo compreender o todo. Nós não as compreendemos, simplesmente porque nãohá nada que se compreender sobre elas;
Elas simplesmente são.
Leiam Fernando Pessoa.
04/07

2 comentários:

A, Srta. disse...

enfim, "canto II": da minha época.

eu me lembro dele, e me lembro também daquela teoria da simplicidade.

Uma visita ao meu [http://grandeslixos.blogspot.com], é tudo o que eu peço.


--> por favor!

Guilherme Côrtes disse...

Fernando Pessoa só errou ao dizer que o poeta é um fingidor. taí a prova que ele não é... não tem um mecânico. é honesto demais!